A quarta edição do Viagens EF te levará para Burghausen, na Alemanha. A cidade se localiza no distrito de Alttöting, na região de Oberbayern. Apesar de ter apenas 19 km², o município possui pouco mais de 18 mil moradores e é a maior em extensão nesta região. Burghausen é cercada pelo rio Salzach e da fronteira com a Áustria.
O ponto turístico mais visitado desta cidade, é o histórico Castelo de Burghausen , o maior da Europa, possuindo 1,051 metros de comprimento. Suas origens remontam aos séculos VIII a IX, com muralhas que possuem até cinco metros, intercaladas com diversas torres, portões, salas, túmulos e pontes levadiças.
Castelo de Burghausen |
Os visitantes podem entrar no castelo, pois dentro dele virou um grande museu, com diversos objetos de época, entre eles armas, armaduras, móveis e tudo do que foi a era de ouro deste castelo, dividido em 15 salas e mais de 300 objetos. Os turistas podem também ir à plataforma no topo da construção, sendo privilegiados com uma bela vista panorâmica da cidade e do próprio castelo.
Outros passeios interessantes, é descendo até a cidade antiga de Burghausen, com casas renascentistas e barrocas que possuem suas fachadas coloridas. Se estiver com tempo de sobra, poderá visitar a Áustria, cujo qual é logo ao lado, só atravessar a ponte, ou seguir pelas belas estradas alemãs, rumando a outras cidadelas ao lado de Burghausen.
Casas de fachadas coloridas, em Burghausen |
Perto do rio Salzach, possuem diversos restaurantes, bares e cafeterias, com belas paisagens para você se sentir a vontade.
Ficha da Cidade:
Nome: Burghausen
Área: 19 km²
População: 18.259
Distância de Berlim: 634 km²
Região: Oberbayern
Distrito: Alttöting
O futebol na cidade:
Burghausen é representada no futebol profissional pelo Sportverein Wacker Burghausen, fundado em 1930. O clube manda seus jogos na Wacker-Arena, e disputa atualmente a Regionalliga Bayern, divisão amadora do futebol alemão.
O clube nasceu graças a uma fábrica de produtos químicos, chamada Wacker Chemie, cujo qual vários funcionários dela jogavam na equipe. Inclusive, esta fábrica patrocina até hoje o Burghausen. A entidade teve ainda origens do clube de ginástica Turnverein Burghausen, mas em 1922, os atletas deixaram a ginástica para fundarem uma equipe de futebol, chamada 1.FC Burghausen.
Burghausen-Arena, casa do Wacker Burghausen |
Os Weib-Schwarz já viveram momentos melhores, chegando a disputar a segunda divisão alemã em 2002, permanecendo até 2007. Após a queda, o clube não conseguiu repetir a boa fase e desde então milita entre as terceira divisão e divisão regional.
Uma curiosidade sobre o Wacker Burghausen, é que a camisa número 11 foi aposentada, ninguém pode usar. Tudo por que em 2007, o atacante eslovaco, Marek Krejci, faleceu em um acidente de carro, na rodovia perto de Maitenbeth, quando era jogador do clube.
Ficha do clube:
Nome: Sportverein Wacker Burghausen
Fundação: 1930
Estádio: Wacker-Arena (10.000)
Apelido: Weib-Schwarz
Principais Títulos: uma Regionalliga Süd (2002), uma Bayernliga (1995) e uma Landesliga Bayern-Süd (1993).
0 comentários: