Escudos da Curiosidade #8: Società Sportiva Robur Siena - ITA

By | 05:56 Leave a Comment
A edição número oito do Escudos da Curiosidade será dedicado a uma tradicional equipe italiana que passou por um de seus momentos mais difíceis há alguns anos atrás. O extinto Associazione Calcio Siena, que faliu, se transformou no Società Sportiva Robur Siena,. Vamos contar a história deste clube e do escudo, que mesmo mudando, não alterou sua simbologia.

Duas coisas se destacam por ser muito curiosas dentro dos escudos do Siena, apelidado de Bianconeri: a palabra robur e um lobo.

Torcida do Robur Siena
Robur é o nome que a seção futebolística do clube recebeu quando, em 1908, a Società Studio e Divertimento criou um departamento exclusivo para o futebol, já que o clube era apenas de pedestrianismo, halterofilismo e ciclismo. Robur significa "obstinação".

Já o lobo é, na verdade, uma loba. Tudo a ver com Roma. A cidade de Siena, que na realidade foi fundada pelo imperador romano Otávio Augusto, possui uma lenda sobre sua origem: ela teria sido estabelecida por Senius, filho de Remo, o fundador de Roma. Por isso a loba e os gêmeos também são símbolos de Siena.

*Conteúdo tirado do livro "Os Distintivos de Futebol Mais Curiosos do Mundo", de Luiz Fernando Bindi e José Renato S. Santiago Jr.

FICHA DO CLUBE:


Nome: Società Sportiva Robur Siena

Fundação: 1901
Refundação: 2014

Estádio: Artemio Franchi (15.725)

Alcunhas: Bianconeri ou Robur

Principais Títulos: uma Serie B (2002/03), uma Supercoppa di Serie C (1999/00) e uma Serie D (2014/15)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: